Redefem lança 1º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – Não se cale, fale! (ENOE), em Manaus

O evento que vai unir as Ouvidorias Públicas e Privadas de todo país no Agosto Lilás.

O 1º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – Não se cale, fale! (ENOE) ocorrerá em Manaus de 21 a 23 de agosto de 2024. Organizado pela REDEFEM e presidido pela Professora e Pós-Doutora Rosane Teresinha Carvalho Porto, a organização é uma entidade civil sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul, composta por mulheres de diversas áreas: professoras, pesquisadoras, magistradas, advogadas e demais profissionais da área jurídica e afins, focada na pesquisa e defesa dos direitos das mulheres.

A Rede visa promover eventos, estudos, apoio a grupos de pesquisa e formar um repositório comum com uma ampla rede de colaboradores em todos os estados brasileiros. O encontro pretende criar uma rede de enfrentamento durante três dias, unindo Ouvidorias Públicas e Privadas, incluindo as Ouvidorias da Mulher e de Gênero, para combater a violência contra a mulher. A escolha de agosto para o evento se deu por ser o mês de aniversário da Lei Maria da Penha.

O 1º ENOE conta com o apoio de diversas instituições-anfitriãs, como o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), por meio da Escola de Contas Públicas do Estado do Amazonas (ECP); o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11); o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM); a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM); o Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC/AM); a empresa Power Sign –Impressão Única e o Instituto Natura do Brasil.

O evento foi criado por integrantes da REDEFEM, a Desembargadora Dra. Tânia Regina Silva Reckziegel, Presidente do COJUM e Vice-Presidente Região Sul da REDEFEM, , a Desembargadora e Ouvidora da Mulher do TRT-11, Dra. Ormy da Conceição Dias Bentes, a Juíza de Direito do TJAM, Ouvidora da Mulher do TRE/AM e Vice-Presidente da REDEFEM Região Norte, Dra. Lídia de Abreu Carvalho, a Procuradora e Diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE/AM, Dra. Ana Paula Machado Andrade de Aguiar, as servidoras da Ouvidoria da Mulher do TCE/AM, Dras. Cristiane Almeida Balieiro e Marcella Aguiar Wolter, a advogada e ouvidora adjunta da OAB/AM, Dra. Fabiana Pacífico Seabra, a Vice-Presidente Administrativa do CRC/AM, Dra. Joseny Gusmão da Silva, a Advogada e Coordenadora da Ouvidoria da Mulher do TRE/AM, Dra. Rosely de Assis Fernandes e a Secretária Geral da REDEFEM e Assessora da Ouvidoria da Mulher do TRT/11, Dra. Ana Carolina Campos Machado Barros. Todas imbuídas e encorajadas a dar voz às mulheres que ainda são silenciadas pelo medo, e unidas por um único ideal: nenhuma mulher a menos.

A abertura do evento acontecerá no dia 21 de agosto de 2024, às 19h (horário local), no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, com a presença de autoridades do Judiciário, membros de Autarquias, do Setor Privado, além de Desembargadores, Ouvidores e Ouvidoras, servidores de vários Tribunais do Brasil, e alunos de diversas instituições de ensino superior do Amazonas. A palestra magna de abertura será ministrada pela Professora Silvia Pimentel, primeira vencedora do prêmio Jabuti Acadêmico de 2024. Reconhecida internacionalmente, Silvia Pimentel é uma advogada e ativista célebre por suas contribuições aos Direitos Humanos e à igualdade de gênero.

A abertura também será marcada pela iluminação de pontos turísticos de Manaus, além Cristo Redentor, na cor lilás, alusiva ao combate à violência doméstica. Nos dias 22 e 23 de agosto, o evento ocorrerá no auditório do TCE/AM, começando às 9h com credenciamento e palestras sobre diversas formas de violência contra a mulher. As palestrantes incluem: Dra. Ruth Rodrigues (violência obstétrica), Dra. Adriana Gottardi (mulheres no futebol), Dra. Gleice Seshine Melo e Carol Matta (ressignificação da imagem da mulher vítima de agressão), Dra. Laena Mousse Portela (suporte emocional à mulher negra), Dra. Iza Amélia Albuquerque (violência contra meninas menores de 16 anos), Dra. Cynthia Rocha Mendonça (dados do feminicídio), o Instituto Natura do Brasil (independência financeira para mulheres vítimas de violência).

Já a palestra magna de encerramento será ministrada pela Dra. Rosane Teresinha Carvalho Porto e Dra. Tânia Regina Silva Reckziegel, presidente e VicePresidente da rede de estudos, apresentando a todos os presentes a história da REDEFEM, além do importante papel da Ouvidoria.

O 1º ENOE oferece certificação emitida pela ECP, totalizando 13 horas de carga horária. Os interessados devem se cadastrar no site da ECP e inscrever-se no evento.

Além das palestras, o evento incluirá shows culturais na solenidade de abertura e encerramento, ainda a serem definidos.

A inscrição pode ser realizada no Portal da Escola de Contas Públicas do TCE/AM, através do link https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/course/view.php?id=992.

Para mais informações – contate a ascom de cada co-anfitriã: TCE/AM 92 99315-0974 - ECP/TCE/AM 92 99388-7022  - TRT 11ª Região 92 99513-5761 - TRE-AM 92 98451-8158/99983-7949/99116-1777 - TJAM 92 98408-1551 - OAB/AM 92 99982-4602  - CRC/AM 92 99138-4245

E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PROGRAMAÇÃO

1° Dia - 21/08/24 (quarta-feira) Local: Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques 19h

- Credenciamento 19h30

- Abertura do 1º ENOE - Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar - Não se cale, fale!

20h30 - PALESTRA MAGNA DE ABERTURA Tema: A Arte de Ouvir e os Direitos Fundamentais. Palestrante: Dra. SILVIA PIMENTEL (Jurista e Integrante do Consórcio Lei Maria da Penha, do CLADEM e do Comitê CEDAW/ONU de 2005 a 2016. Formada em Direito e pós-graduada em Psicologia da Educação, Doutora em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, onde também é professora de Filosofia do Direito e da Optativa Direito, Gênero e Igualdade, bem como vice- Coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional da Pós-Graduação. Ainda na PUC- SP, coordena o Grupo de Pesquisa “Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade”. Personalidade Acadêmica do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024). 21h30 - Apresentação cultural

22h – Encerramento

2º Dia - 22/08/24 (quinta-feira) Local: Auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM)

09h - Credenciamento 09h30

- 1ª Palestra Tema: Violência Obstétrica: O que dói e não se vê. Palestrante: DRA. RUTH RODRIGUES MENDES FERREIRA (Advogada especialista em violência obstétrica, Presidente do Coletivo Nacional de enfrentamento à Violência Obstétrica Nascer Direito, Presidente da primeira Comissão de Combate à VO da OAB/DF, palestrante e mãe de três).

10h30 - Debates

11h - 2ª Palestra Tema: Violência Doméstica: Um olhar sobre a ressignificação da imagem da mulher vítima de agressão. Palestrantes: DRA. GLEICE SESHINE MELO (Psicóloga, Socióloga, Hipnoterapeuta Clínica. Mentora em Bem Estar de Mulher e Empresária) e CAROL MATTA (Consultora de Imagem e Estilo, formada em Moda pelo Senai Cetiqt, especialista em colorimetria, visagismo e Palestrante).

11h40 - Debates

12h - Intervalo para o almoço

14h - 3ª Palestra Tema: O papel da independência financeira no enfrentamento da violência contra a mulher. Palestrante: Instituto Natura.

15h – Debates

15h30 - 4ª Palestra Tema: Mulheres em campo contra a violência. Palestrante: Dra. ADRIANA GOTTARDI (Advogada, ex Vice-Presidente das categorias de base da chapecoense e Conselheira da chapecoense)

16h30 - Debates

17h – RODA DE CONVERSA sobre Diversidade, Gênero e inclusão na Rede de Proteção e Acolhimento à Mulher da Amazônia. Mediadora: FABIANA SEABRA (Advogada, atualmente Ouvidora/Adjunta da OAB/AM, Coordenadora da Rede de Ouvidorias do Amazonas, Diretora Presidente da Mesa Panamericana de Mulheres do Amazonas (MRPAM) e membro efetivo da ALACA). Palestra 1: Direito fundamental e vulnerabilidade das meninas menores de 16 anos na Amazônia. Palestrante: DRA. ISA AMÉLIA DE CASTRO ALBUQUERQUE (Advogada, professora, especialista em Direito Previdenciário, mestra em Direito Ambiental, Doutora em Direito, Conselheira e Ouvidora da Mulher da Seccional da OAB/AM). Palestra 2: Guia Empático para acolhimento psicológico para a População Negra. Palestrante: LAENA MOUSSE PORTELA (Representante do Coletivo Abraço Negro, Formada em Psicologia pela Uninorte, formada também em Professional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach e especialista em meditação de atenção plena pelo Instituto Português de Psicologia).

18h - Encerramento - Coffee Break

3º Dia - 23/08/24 (sexta-feira) Local: Auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM)

9h – 1ª Palestra Tema: Feminicídio: panorama a partir dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 Palestrante: CYNTHIA ROCHA MENDONÇA (Servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Autora do livro Feminicídio e idealizadora e colaboradora na criação do Aplicativo Ronda Maria da Penha).

10h - Debates

10h30 - PALESTRA MAGNA DE ENCERRAMENTO Tema: A REDEFEM: Mulheres em rede, tecendo sonhos e construindo pontes. Palestrantes: PROF. DRA. ROSANE TERESINHA CARVALHO PORTO (Pós- Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Direito pela UNISC/RS na área de concentração: Políticas Públicas de Inclusão Social. Professora Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI/RS. Presidente da REDEFEM) e DRA. TÂNIA REGINA S. RECKZIEGEL (Desembargadora do TRT 4ª Região, Doutora em Direitos Humanos, Presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres COJUM, Ouvidora da Mulher do CNJ Região Sul e Vice- presidente da REDEFEM).

11h30 - Solenidade de Encerramento - Apresentação Cultural

12h - Coffee Break

Texto e imagem: organização do evento

esmam locationESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO AMAZONAS
Av. André Araújo - Aleixo, Tribunal de Justiça do Amazonas 
Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes 
CEP: 69060-000;
Telefone: (92) 2129-6640
E-mail: esmam@tjam.jus.br

Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline