Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto, a OAB/Amazonas realizará a mesa redonda intitulada "Sistema Judiciário Brasileiro e Povos Indígenas: diálogos iniciais para sensibilização, justiça e reparação". O evento acontecerá no dia 12 de agosto, segunda-feira, às 14h, na Escola Superior de Magistratura-Esmam, situada na zona centro-sul de Manaus.
O evento é uma iniciativa da OAB Comissão de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas juntamente com a Escola Superior de Magistratura - ESMAM e a Escola Judicial - EJUD. “É uma forma de dar visibilidade às questões indígenas para que o Estado tenha uma noção da importância da aproximação do Sistema Judicial dos povos originários, minimizando o preconceito, racismo e xenofobia no próprio território que não está preparado para ver e reconhecer nosso povo nesses espaços”, afirma a presidente da Comissão, Drª Inory Kanamari.
A mesa redonda contará com a presença de diversas personalidades importantes no cenário jurídico e indígena. Entre os palestrantes estão:
Inory Kanamari: Primeira advogada indígena do povo Kanamari, presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB/AM, vice-presidente da Comissão Especial de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas no Conselho Federal da OAB e conselheira do projeto de tradução da Constituição Federal para a língua indígena Nheengatu.
Priscilla Joca: Professora na Faculdade de Direito Lincoln Alexander School of Law na Toronto Metropolitan University (Canadá). Ela é pós-doutora em Direito pela Universidade de Toronto, doutora em Direito pela Universidade de Montreal e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará.
Vitor Fonseca: Doutor pela PUC/SP, membro do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), professor e coordenador acadêmico (IDA), promotor de Justiça (AM).
Romina Brito: Promotora de Justiça lotada na Promotoria de Justiça Infracional, atualmente coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do MPAM, membro da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), do GNDH, e colaboradora do grupo de Trabalho do SINASE do CNMP.
A mediação ficará a cargo da jornalista e gestora da Revista Cenarium, Paula Litaiff, que é graduada em Jornalismo com especialização em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos, e mestranda em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O evento é gratuito e oferece quatro horas complementares.
A inscrição deverá ser efetuada no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, pelo site: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.
Realização
OAB/Amazonas
Comissão de Direitos Indígenas da OAB/AM
CAAM Jovem
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas
Escola Superior da Magistratura do Amazonas-Esmam
Toronto Metropolitan University
Lincoln Alexander School of Law
Patrocinadores
Revista Cenarium
Hamlaw
EJud
Apoio
OAB Roraima
Revista Norte
Texto e arte: equipe de comunicação da OAB/AM