Inscrições abertas para a palestra ‘Ativismo Judicial, Direitos Fundamentais e o futuro da Justiça’, a ser ministrada pelo professor Eduardo Vera-Cruz Pinto no próximo dia 20/08, em Manaus
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) e a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), com apoio do Centro Universitário Fametro, promovem a palestra “Ativismo judicial, Direitos Fundamentais e o futuro da Justiça”, a ser ministrada pelo professor Eduardo Vera-Cruz Pinto, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A palestra acontece no próximo dia 20, a partir das 14h30, no auditório do prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento tem como público-alvo defensores, magistrados, servidores e acadêmicos, com carga horária de 20h/aula.
As inscrições podem ser feitas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmam, no link: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/course/view.php?id=291.
Segundo o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, a parceria com as instituições lusitanas vem acontecendo há muito tempo e tem rendido ótimos resultados.
“Portugal e Brasil tem muitos pontos em comum e a troca de informações e experiências têm gerado cada vez mais interesse nos operadores do Direito, tanto aqui como no país europeu. É sempre muito benéfico partilhar conhecimento e aproximar a academia das atividades fins do judiciário”, afirmou Pascarelli.
O diretor da Esudpam, Helom Nunes, explicou que a palestra é fruto do Termo de Cooperação Científica e Técnica firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Esudpam, e a Universidade de Lisboa em maio deste ano. “Esse evento materializa uma das primeiras consequências do nosso termo de cooperação, nessa troca de experiências sobre o acesso à Justiça”, ressaltou.
“O professor Eduardo Vera Cruz é um catedrático renomado no mundo inteiro, em toda a Europa e África, conhecedor de como tem se estabelecido as discussões contemporâneas acerca do acesso ao Direito, dos temas de direitos fundamentais dos mais diversos países”, destacou Helom Nunes.
“Para nós, aqui do Amazonas, vai ser uma honra receber o professor nessa parceria com a Esmam, que cedeu espaço, estrutura para que nós possamos, juntos, magistrados e defensores públicos, podermos ter uma tarde de discussão, reflexão acerca dos direitos fundamentais, do ativismo judicial e do futuro da Justiça”, completou o diretor.
Sobre o palestrante
Nascido em Luanda, Angola, Eduardo Vera-Cruz Pinto, 63, é professor catedrático na Universidade Lusíada de Lisboa, mestre em História do Direito pela Universidade de Lisboa e doutor em Ciências Histórico-Jurídicas também pela Universidade de Lisboa, com experiência na área de Direito com ênfase em História do Direito. Em dezembro de 2023, foi nomeado diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Em abril de 2023, Vera-Cruz Pinto esteve em Manaus pela primeira vez, quando realizou uma série de palestras durante um curso de atualização para profissionais e estudantes do Centro Universitário Fametro.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
#Paratodosverem: A imagem que ilustra a matéria promove o evento “Ativismo judicial, Direitos Fundamentais e o Futuro da Justiça", onde há destaque na foto do palestrante, o diretor da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Ver-Cruz Pinto. O evento ocorrerá no dia 20 de Agosto às 14h30, no Auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, localizado no anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas. A realização do evento é feita pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (ESUDPAM) e pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), com apoio da Faculdade Fametro.
Luana Carvalho – DPE
Edição: Ramiro Neto
Arte: DPE-AM
Foto: Wagner Araújo/TCE-PR
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760