A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), na tarde de segunda-feira, dia 7 de maio, às 14h30, promoveu a palestra “Cidadania”, no Colégio Lato Sensu, bairro Adrianópolis, proferida pela juíza Larissa Padilha, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O projeto "Esmam nas Escolas", ocorreu pela primeira vez em uma instituição de ensino privado, com o intuito de expandir seu alcance para além das escolas públicas.
O objetivo do projeto é proporcionar conhecimentos de temas relevantes como cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos humanos e processo eleitoral, direcionados aos jovens com menos de 16 anos. Essa iniciativa visa fortalecer a compreensão dos estudantes sobre seus direitos, responsabilidades e o papel ativo na sociedade desde cedo.
A juíza Larissa Padilha Roriz Penna, responsável por inaugurar o projeto, envolveu os alunos de forma participativa, por meio de uma metodologia dinâmica que incluiu perguntas e respostas, além de uma simulação de votação, fazendo com que os estudantes fossem incentivados a participar ativamente do evento.
Na fala da juíza: “Hoje iremos abordar sobre cidadania e participação popular, esse tema é de extrema importância, especialmente, em um ano eleitoral como este. Queremos esclarecer o verdadeiro significado de ser um cidadão, além de destacar que a cidadania vai além do simples ato de votar, pois é possível exercê-la dentro das comunidades e escolas. O objetivo principal é explicar os direitos e deveres do cidadão, buscando ampliar os conceitos que os alunos possuem sobre essa temática, pois muitos desses jovens podem votar pela primeira vez ou estão próximos de atingir a idade mínima. Sabemos que há um grande desestímulo pela participação política, no entanto, iremos ressaltar que as mudanças começam individualmente, e quando eles perceberem a importância do voto e da participação ativa na vida escolar, irão notar os reflexos dessas mudanças na sociedade, é fundamental incentivarmos, desde cedo, esse envolvimento”, relatou a magistrada.
A diretora-geral do Colégio Lato Sensu, Olívia Portantiolo Lima de Medeiros, enfatizou a expectativa gerada com esse evento:
"Nós somos responsáveis pela direção da rede Lato Sensu aqui na região, e foi uma honra e uma alegria enorme quando a Esmam nos procurou com esse projeto. Todas as iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cidadania são extremamente relevantes para a escola. Aqui no Lato, um dos nossos pilares é esse trabalho de formação do cidadão. Receber esse projeto da Esmam nos enche de expectativas, pois sabemos que a experiência que os alunos terão aqui será riquíssima. Essa oportunidade chegou até mim pessoalmente, por meio de um ex-aluno nosso, o João Paulo Jacob, que hoje é secretário-geral da Escola da Magistratura. Foi uma grande satisfação sermos lembrados por ele e tenho certeza de que será uma experiência muito valiosa para os nossos alunos".
A estudante do 9°ano, Lívia, de 14 anos, declarou: “A palestra aprofundou as ideias que eu tinha desde quando era pequena, e me ensinou também sobre política, direitos humanos e o ECA. Foi muito importante também o debate sobre questões raciais e políticas, fazendo com que eu entendesse mais sobre política, o que são os direitos humanos e o que eles influenciam na sociedade”.
João Marcos, de 14 anos, aluno do 8°ano, logo após o término da palestra, nos deu seu depoimento: “O evento de hoje foi importante, pois me ajudou a entender melhor o que é cidadania, direitos humanos e me ajudou também a saber mais sobre o ECA, porque eu não tinha muito conhecimento sobre isso. Então, esse debate que a gente fez, me ajudou a entender como eu posso usar a cidadania no meu dia a dia”.
Informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes, com acompanhamento e edição de Ramiro Neto
Fotos: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 (92) 98807-6760