O juiz Marco Antônio Pinto da Costa, Titular da Vara Especializada da Dívida Ativa Estadual – VEDAE, vem promovendo uma revolução em seu ambiente de trabalho ao investir na tecnologia de ponta para aumentar a produtividade, a eficiência e a eficácia na prestação dos serviços aos jurisdicionados.
Em seu depoimento nos conta: “Eu penso que é fundamental pra multiplicar minha produtividade ter duas coisas essenciais: multitarefa e gerenciamento perfeito da minha equipe. Eu encontrei nessa tecnologia recente a Computação Espacial, a forma mais rápida de multiplicar minha produtividade, colocando inúmeras telas no meu ambiente de realidade virtual, ou seja, ao misturar minha realidade com o virtual, permitiu-me executar diversas tarefas de uma maneira muito rápida e eficaz”, afirmou Costa.
O magistrado explicou que são duas tecnologias que se somam, Computação Espacial (spatial computing) Realidade Misturada (Mixed Reality). “Eu faço, através do Apple Vision Pro (óculos de realidade mista), atendimento virtual, executo todas as tarefas, com rapidez e com exatidão. Estou treinando os servidores da VEDAE para que possam fazer uso dessas tecnologias e assim multiplicar as vantagens e eficácia dessa nova forma de trabalhar. Os custos são altos e estou arcando com 100% deles, até agora, mas acredito que em breve consigamos ter esses investimentos em todo o TJAM. Por enquanto estou fazendo uma experiência, um laboratório que poderá ser muito útil para todos, no futuro”.
Entendendo a tecnologia
O sistema Apple Vision Pro, lançado recentemente, permite um ambiente hiper-realista e tem o potencial de ser um aparelho que integra todas as rotinas. O dispositivo possui inovações tecnológicas, como EyeSight e telas Micro OLED, proporcionando uma experiência de áudio potente e navegação intuitiva com o visionOS.
Computação Espacial - spatial computing
O spatial computing é um campo emergente que combina ciência da computação e compreensão espacial, revolucionando a forma como interagimos com a tecnologia. Ao contrário da computação tradicional, o spatial computing incorpora dados do mundo real e permite que os usuários interajam com conteúdo digital de maneira natural e intuitiva. A computação espacial é a digitalização das atividades de máquinas, pessoas e objetos e dos ambientes em que elas ocorrem para habilitar e otimizar ações e interações. Essa tecnologia tem o potencial de transformar digitalmente o modo como empresas do setor industrial otimizam as operações para os trabalhadores de linha de frente em suas fábricas, locais de trabalho e depósitos.
Realidade Misturada – Mixed Reality
Realidade mista ou realidade híbrida é a tecnologia que une características da realidade virtual com a realidade aumentada. Esta insere objetos virtuais no mundo real e permite a interação do usuário com os objetos, produzindo novos ambientes nos quais itens físicos e virtuais coexistem e interagem em tempo real.
A realidade misturada é o próximo ciclo na computação, após mainframes, PCs e smartphones. A realidade misturada vai se tornar popular entre consumidores e empresas. Ela nos livra de experiências associadas à tela, oferecendo interações instintivas com os dados dos espaços que frequentamos e com nossos amigos.
"PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o juiz Marco Antônio Pinto da Costa utilizando um óculos de realidade mista, chamado Apple Vision Pro, que combina realidade virtual e realidade aumentada para integrar os mundos virtual e físico. O magistrado veste cemiseta azul marinho e aponta para frente. Atrás tem um quadro com a foto do Steve Jobs, fundador e ex-diretor executivo da Apple, com a mão no queixo e roupa preta.
Fotos: Chico Batata
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br