Para promover o resgate e difusão da memória do judiciário amazonense e apresentar os ambientes e papéis do Poder Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) criou, no início de 2023, o projeto “Portas Abertas - Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”, realizado às quartas-feiras, nos meses de abril a novembro, na forma presencial.
É voltado para acadêmicos do curso de Direito das instituições de ensino superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos. Oferece a oportunidade de conhecer a história e o funcionamento da justiça de forma prática e habituar os estudantes aos espaços que, futuramente, poderão fazer parte de sua caminhada acadêmica e profissional.
As atividades do projeto são compostas por uma apresentação de um magistrado que conta sua caminhada profissional aos futuros advogados do Amazonas.; acompanhamento de uma sessão das Câmaras Reunidas; uma visita técnica aos Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos. Os alunos seguem então para uma visita guiada no Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas, antiga sede do judiciário amazonense.
As palestras são proferidas por um magistrado do TJAM e as visitas aos fóruns e ao museu do Judiciário acompanhados por servidores da Escola da Magistratura. Ao final ocorre uma avaliação de reação e certificação de 4h de atividade complementar.
O diretor da Esmam e idealizador do projeto, desembargador Humberto Pascarelli Lopes, ressaltou que “o objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes dos primeiros períodos do curso de Direito vivenciar o funcionamento da justiça, acompanhando de perto o papel do poder judiciário nos diversos ambientes jurídicos. Dessa forma, eles poderão se familiarizar com os espaços que farão parte de sua trajetória acadêmica e profissional. Um ponto importante deste projeto é a disseminação da história do judiciário no nosso Estado, assim damos destaque às atividades no museu do judiciário. Esta iniciativa foi além das nossas expectativas e já estamos organizando uma nova temporada no próximo ano”.
Na percepção da coordenadora do curso de Direito da UFAM, Dorinethe dos Santos Bentes Rolim: "Acredito que o projeto Portas Abertas seja extremamente interessante, pois ele abre a oportunidade de os alunos, no início do curso, terem conhecimento do funcionamento do judiciário amazonense. Isso certamente vai contribuir no processo de formação dos acadêmicos de Direito." afirmou.
A coordenadora do curso de Direito do Uninorte, Polyana Navegantes, destaca a importância do projeto para a carreira profissional dos estudantes de Direito da instituição, afirmando que "O projeto tem como foco permitir que os estudantes possam compreender o funcionamento do judiciário, incluindo os processos e as sentenças, para que possam se inspirar em carreiras relacionadas e se sintam integrantes do mundo jurídico".
Na visão dos acadêmicos, ressaltou o estudante de Direito, Gabriel dos Santos Lima: "Essas são as melhores horas complementares que já tive até agora no curso de Direito. É gratificante ter contato direto com o ambiente de trabalho que eu quero seguir".
Para Vinicius Fróes Silva, também acadêmico de Direito, o projeto serve como uma inspiração na carreira a qual pretende seguir: “O projeto em questão pode servir como uma inspiração para os estudantes de Direito, assim como eu. Estamos vendo na prática como o direito pode ser utilizado como ferramenta para promover a justiça social e igualdade. Eu quero ser delegado, ver como funciona, me motiva muito”, destaca Vinicius.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participação no projeto são realizadas pela própria faculdade, utilizando-se de critérios e métodos internos para a seleção dos alunos. O número de vagas é limitado a 100 (cem) inscrições, divididas em cinco grupos de 20 (vinte) pessoas para visitação.
PROGRAMAÇÃO
8h15 às 8h50 – Palestra Magistrado: carreira jurídica, o caminho dos processos e as possibilidades de atuação no TJAM.
8h50 – Deslocamento ao auditório do Pleno.
9 às 9h30 – Acompanhamento da Sessão das Câmaras Reunidas.
9h40 - Deslocamento para os Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos.
9h50 às 10h20 - Visita ao Fórum Henoch Reis (Tribunal do Júri) e Fórum Cível Euza de Vasconcellos.
10h20 às 10h50- Deslocamento para o Museu da Justiça Amazonense.
10h50 às 11h30 - Visita guiada ao MUSEU da Justiça do Amazonas - MUJAM.
11h30 às 12h – Encontro com magistrados
12h - Retorno ao TJAM.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Centro de Memória e Conservação do Judiciário Amazonense: https://cultura.am.gov.br/espacos-culturais/centros-culturais/centro-cultural-palacio-da-justica/
Fotos: Chico Batata e Francisco Aragão
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br