Arquivo Central inicia cronograma do segundo semestre para o recebimento de documentos físicos e digitalizados

Trinta unidades dos Fóruns Ministro Henoch Reis e Desembargadora Euza Naice deverão proceder o envio dos processos para o arquivo permanente.


Arquivo CentralA Gerência do Arquivo Central Júlia Mourão de Brito divulgou o cronograma a ser observado por unidades judiciárias dos Fóruns Ministro Henoch Reis e Desembargadora Euza Naice de Vasconcellos para o envio de processos físicos e digitalizados ao arquivo permanente, neste segundo semestre.

Manoel Pedro de Souza Neto, gerente do Arquivo Central, destaca que para o bom andamento do trabalho é importante o cumprimento das instruções fixadas no cronograma, tais como, horário, quantitativo de caixas a serem enviadas (no caso de processos físicos), entre outras.

“Organizamos a programação de coleta do material de modo a atender a todas as unidades que funcionam nos dois fóruns de Justiça e é importante que as Varas e UPJs possam se organizar adequadamente para o cumprimento do cronograma”, explica Pedro Neto.

O cronograma, que teve início no último dia 1.º julho, traz a lista de 30 unidades judiciárias que deverão enviar seus arquivos até o dia 16 de novembro.

A programação e orientações foram encaminhadas às unidades por meio de malote digital e estão disponíveis na intranet, no box: “Arquivo – ARQUIVO CENTRAL – Cronograma de Transferência de Processos baixados (1.° grau)”, à direita da tela.

As unidades com maior número de processos terão mais dias por mês para fazer a remessa de 15 caixas-arquivo (às segundas, quartas e sextas-feiras). A orientação é no sentido de que as Varas e UPJs indiquem servidores ou estagiários para mandar o material até o setor, para fins de conferência e recebimento, bem como sejam respeitados horários e datas, assim como quantitativo de caixas, conforme o previsto no cronograma.

Pedro Neto salienta que é obrigatória a utilização do SAJ para o arquivamento dos processos físicos e que, para as partes digitalizadas, será necessário o cadastramento no SISPROD (Sistema de Processos Digitalizados), sob pena de não ser aceita a respectiva remessa/solicitação.

“Constatada pelo Arquivo Central alguma inconsistência nas informações
prestadas quando do recebimento físico in loco ou no SAJ e/ou SISPROD, as unidades
judiciárias serão acionadas para sanar o problema, no prazo de 72 horas. Caso não haja cumprimento quanto ao horário, as caixas serão devolvidas”, explica o gerente.

 

Sandra Bezerra

Foto: Chico Batata / Arquivo TJAM

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Sandra Bezerra
Foto: Chico Batata / Arquivo TJAM