selos_002A

Principal Sala de Imprensa Painéis de Business Inteligence serão utilizados pelo TJAM para aperfeiçoar a prestação jurisdicional no Estado

Painéis de Business Inteligence serão utilizados pelo TJAM para aperfeiçoar a prestação jurisdicional no Estado

Ferramenta agrega informações estatísticas e de Tecnologia da Informação (TI) e poderá ser empregada para agilizar fluxo processuais.


SAJO Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou o processo de implementação de Business Inteligence para aperfeiçoar a prestação jurisdicional no Estado. A ferramenta agrega informações de estatísticas e de Tecnologia da Informação (TI) e poderá ser utilizada pela gestão da Corte Estadual e órgãos como a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) em ações estratégicas para, por exemplo, impulsionar o fluxo de processos judiciais.

Na última semana, o Tribunal, em parceria com a empresa SAJ2Softplan, capacitou um grupo de servidores do Judiciário Estadual acerca da ferramenta. Conjuntamente, os participantes do curso criaram painéis de Business Inteligence os quais estarão, em um primeiro momento, acessível à gestão da Corte para projetar ações de intervenção e, em um segundo momento, poderá ser disponibilizado, inclusive, ao público externo, a exemplo do painel de metas que foi elaborado pela TI do TJAM.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estatística e SAJ_3Acompanhamento de Metas do TJAM, Ricardo Câmara, com a iniciativa o Tribunal utilizará conceitos atuais de inteligência corporativa para atuar estrategicamente objetivando melhorar seu atendimento. “Estes painéis contarão com tabelas e gráficos estatísticos e poderão ser utilizados pela presidência (do Tribunal), pela Corregedoria-Geral de Justiça e desembargadores, por exemplo, para analisar a produtividade das unidades judiciais do Estado do Amazonas, identificar possíveis falhas que comprometem a tramitação processual e propor medidas de intervenção. Em um exemplo prático, a gestão poderá identificar a demora excessiva de uma tramitação processual em uma Vara – que pode ser motivada pelo excessivo número de novos processos que ingressaram nesta – e propor a realização de mutirões ou até mesmo de uma possível nova Vara para compartilhar demandas”, explicou Ricardo Câmara.

O coordenador de Fiscalização e Auditoria do SAJ, Eduardo Pinheiro, acrescentou que a criação dos painéis de Business Inteligence é parte de um projeto macro do TJAM em parceria com a empresa Softplan. “Esta é a primeira de muitas ações do projeto ‘SAJ Consulting’. Uma ação que está sendo implementada, de forma inédita, em nossa Corte, pela presidência do TJAM, e que resultará na reformulação completa do SAJ: sistema de tramitação processual. Além dos painéis de Business Inteligence, outras ferramentas serão criadas com a devida capacitação de servidores para o seu melhor uso”, apontou Eduardo Pinheiro.

 

Afonso Júnior

Foto: Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11496:paineis-de-business-inteligence-serao-utilizados-pelo-tjam-para-aperfeicoar-a-prestacao-jurisdicional-no-estado&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados