selos_002A

Principal Sala de Imprensa Presidente do TJAM participa de cerimônia de posse dos três novos defensores públicos que vão atuar em Parintins

Presidente do TJAM participa de cerimônia de posse dos três novos defensores públicos que vão atuar em Parintins

A cerimônia foi realizada no auditório da Sede do Governo do Estado do Amazonas e presidida pelo defensor público geral, Rafael Barbosa.


46149394105_a227474de7_zO presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, participou na manhã desta segunda-feira (11) da cerimônia de posse dos três primeiros defensores públicos aprovados no concurso realizado em 2018 pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

A cerimônia foi realizada no auditório da Sede do Governo do Amazonas, zona Oeste da capital, e presidida pelo defensor público geral, Rafael Barbosa. Os 46339172114_38bb197af8_znovos defensores públicos Rodolfo Lobo, Roberta Barbosa e Gabriela Andrade irão, inicialmente, atuar no Polo Zeca Pontes, instalado pela Defensoria em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) para assistir a população da região do Baixo Amazonas.

O presidente do TJAM, Yedo Simões, destacou a importância da presença dos novos defensores públicos para o andamento dos processos no interior do Estado. Segundo ele, a justiça no interior amazonense 40098178403_73755c8a4d_ztende a ganhar mais celeridade, uma vez que as Comarcas também foram reforçadas com a posse de novos juízes, aprovados no último concurso realizado pelo TJAM e nomeados entre o final de 2017 e o início de 2018.

“A Defensoria é uma instituição essencial na prestação jurisdicional do Estado do Amazonas e completa o tripé que é formado, também, pelo Ministério Público e o Poder Judiciário. É papel da Defensoria atuar em defesa dos 46339168184_ae8503f99f_znecessitados, na orientação individual e coletiva e, por isso, tem uma importância significativa no andamento dos processos no interior do Estado”, disse o presidente do TJAM.

A defensora pública Gabriela Andrade, empossada na manhã desta segunda-feira, disse que se sente bastante motivada em poder assumir um cargo e auxiliar juridicamente a população carente do interior. “Nossa missão é interiorizar a Defensoria Pública, pois a 40098175223_b81fbc0bdd_zpopulação do interior necessita muito dessa presença. Estamos muitos animados para fazer parte da instituição começando por Parintins, que é um polo muito importante do Estado do Amazonas”, disse Gabriela Andrade.

O defensor público geral, Rafael Barbosa, comemorou a posse dos primeiros três colocados no concurso realizado em 2018, que teve 59 aprovados. Segundo ele, o concurso foi um passo importante dado pela Defensoria que, agora, tem condições de reforçar a prestação jurídica às pessoas que não podem pagar um advogado.

“Estamos comemorando porque é uma data histórica. Foi um concurso bem difícil, durante o qual enfrentamos muitos obstáculos. E os novos defensores estão indo para o interior, pois a capital já está bem servida”, disse Rafael Barbosa.


O vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, representou o governador Wilson Lima na solenidade. Defensor Público, Almeida não escondeu a satisfação em poder representar o Estado na posse dos três novos defensores. “Quanto mais defensores públicos, maior a possibilidade de resolver problemas sociais. É com grande satisfação que represento o Governo do Estado do Amazonas na posse dos três primeiros colocados no concurso da Defensoria”, disse Carlos Alberto Almeida.

Homologado no final de 2018, o concurso público da DPE-AM oferecia 25 vagas para defensores públicos e teve 59 aprovados de um total de 3.026 inscritos. Roberta Barbosa, que é de Porto Alegre (RS), prestava concursos para a defensoria pública há seis anos e também foi aprovada em certames na Bahia e em Alagoas. Rodolfo Lobo é de Goiás e também foi aprovado em concurso para defensor público no Amapá. Gabriela Andrade é baiana, de Salvador, e há três anos de dedicava a concursos para defensores.

 


Carlos de Souza
Fotos: Chico Batata

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11350:presidente-do-tjam-participa-de-cerimonia-de-posse-dos-tres-novos-defensores-publicos-que-vao-atuar-em-parintins&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados