selos_002A

Principal Sala de Imprensa Com foco na prestação jurisdicional, TJAM vai otimizar o SAJ

Com foco na prestação jurisdicional, TJAM vai otimizar o SAJ

Utilizado por advogados, magistrados e profissionais das diversas Varas de Justiça, O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) passará a contar com novas ferramentas.


46861421061_701ec7af98_zA direção do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está iniciando o trabalho de otimização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Utilizado por advogados, magistrados e profissionais das diversas Varas de Justiça da Comarca de Manaus e de algumas Comarcas do interior, o sistema contará com novas funcionalidades para favorecer a celeridade processual e, consequentemente, o cumprimento de metas que são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na última quinta-feira (24), o secretário-geral de Administração do TJAM, Messias Andrade, reuniu-se com o diretor do sistema SAJ no TJAM, Eduardo Pinheiro e com o executivo de novos negócios da empresa Softplan, Danilo Cardoso Campos, para discutir a aplicabilidade do conjunto de inovações que serão agregadas ao SAJ.

Na reunião, ficou definido que, com a modernização, novas ferramentas de uso serão agregadas ao sistema e que uma das perspectivas será o estímulo à celeridade processual para atender com mais agilidade as demandas judiciais e, assim, cumprir metas nacionais. O projeto de reformulação preza pelo estímulo à economicidade de tempo e de recursos, assim como pela disponibilização de tecnologia de ponta em gestão processual.

Ficou estabelecido ainda que as ações vão envolver um processo amplo de consultoria por meio do qual os servidores do Tribunal terão acesso a capacitações e treinamentos técnicos para uso da plataforma, incluindo a realização de workshops. As capacitações buscarão resultados práticos, levando os servidores a conhecer todo o potencial do SAJ para disseminar as melhores práticas de uso.

O diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, Thiago Facundo, frisou que a reformulação do SAJ tem como perspectiva otimizar o uso do sistema. “O SAJ, hoje, é uma das mais poderosas ferramentas de gestão processual no País e com esta reformulação o TJAM pretende oferecer novos recursos e capacitar seus usuários para que utilizem o sistema em sua totalidade. Com um melhor controle dos dados e o domínio dos módulos atuais e dos novos que serão agregados, os processos, por exemplo, poderão ser movimentados de forma mais célere”, disse o diretor.

Thiago Facundo antecipou que com a reformulação, o SAJ passará a dispor de um painel estatístico com indicadores, o que permitirá, segundo ele, intervenções de ordem técnica ou jurídica para dar fluidez à tramitação processual.

O painel estatístico contará com recursos de ‘Ciência de Dados’, que ajudam a definição estratégica de decisões pela gestão do Tribunal, identificando tendências, otimizando oportunidades e antecipando riscos e ameaças que podem envolver a gestão dos processos judiciais.

O executivo de novos negócios da Softplan, Danilo Campos, afirmou que a consolidação destas inovações é planejada para atender as especificidades da Corte Estadual de Justiça do Amazonas. “Em sintonia com a gestão do desembargador Yedo Simões, que tem atuado para que o TJAM cumpra com excelência sua função jurisdicional, traremos ao SAJ (do Amazonas) uma série de módulos de funcionalidade e inovações. As mudanças estão centradas em melhorar a experiência dos usuários com o sistema e, com isso, incrementar a produtividade e a eficiência. A ideia é que esta, que é a sexta geração do SAJ, possa atender a contento as demandas do Tribunal de Justiça do Amazonas, cuja gestão está focada na prestação jurisdicional de qualidade e consequentemente no cumprimento de metas nacionais. A Softplan atua há mais de 28 anos na transformação digital da Justiça brasileira e neste ano pretende trazer novidades ao sistema em uso pelo TJAM”, antecipou Danilo Campos.

 

 

Afonso Júnior

Foto: Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11302:com-foco-na-prestacao-jurisdicional-tjam-vai-otimizar-o-saj&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados