selos_002A

Aulas dos cursos de pós-graduação da Esmam iniciam na tarde desta segunda-feira (18)

Em torno de cem alunos irão participar dos dois cursos de pós-graduação.


Ps_Esmam

As aulas dos dois Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional e Direito Processual da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) iniciam nesta segunda-feira (18/3), a partir das 14h30, nas dependências da instituição, que funciona no 1º andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo. Os cursos são voltados para servidores e magistrados do Poder Judiciário amazonense e em torno de cem alunos irão participar das duas especializações - sem ônus para os participantes.

A pós-gradução em Direito Constitucional está sendo oferecida pela primeira vez e a de Direito Processual será a segunda turma da Esmam. De acordo com o diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, esses cursos foram oferecidos pensando no aperfeiçoamento dos servidores e magistrados do Tribunal de Justiça. “A pós-graduação em Direito Processual vai oferecer aos alunos mais conhecimentos jurídicos nessa área, apresentando o novo Código de Processo Civil, seus institutos, princípios, regras e conflitos aparentes, além de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências necessárias à atuação de servidores e magistrados que lidam diretamente com a elaboração de peças jurídicas”, explicou Pascarelli.

Para a “pós” em Direito Processual só participam magistrados e servidores graduados em Direito e atuando na atividade-fim.

Já a “pós” em Direito Constitucional foi aberta aos servidores com nível superior em qualquer área – efetivo ou comissionado -, e magistrados, com o objetivo de proporcionar o exame dos principais temas e institutos jurídicos que integram essa área do Direito, abrangendo seus aspectos teóricos e práticos. “Os alunos desse curso irão compreender a importância do Direito Constitucional, seu papel de proeminência dentro da ordem jurídica brasileira e sua função enquanto documento legal estruturador do Estado brasileiro”, informou o desembargador Flávio Pascarelli.

Carga horária

Os dois cursos, que terão carga horária de 360 horas/aula, serão promovidos sempre com aulas presenciais e módulos semanais, conforme edital. O primeiro, que começa nesta segunda-feira, no horário de 14h30 às 18h30, vai até sexta-feira (22/3). Caso ocorra alguma situação excepcional ao longo da semana, a aula será reposta no sábado, dia 23. De acordo com o cronograma do edital, a certificação dos dois cursos ocorrerá em junho de 2020.

O módulo 1 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional vai abordar a Teoria Geral do Estado, com carga horária de 20 h/a.

Já no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual, o primeiro módulo discutirá os Princípios Processuais, também com carga horária de 20 h/a.

Preparatório à Carreira da Magistratura

No final da semana passada, o diretor da Escola determinou o aumento do número de vagas do XIV Curso Preparatório à Carreira da Magistratura, fundamental para profissionais do Direito interessados em ingressar na magistratura. Pascarelli atendeu inúmeros pedidos de operadores do Direito e aumentou em mais 20 vagas. Foram oferecidas, inicialmente, 60 para o “Preparatório”.

 

O novo prazo de inscrições no curso terminará nesta sexta-feira, dia 22, na Esmam, no horário de 9h às 15h (leia mais aqui.

 

Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Imagem: Reprodução da Internet (Facab)

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11490:aulas-dos-cursos-de-pos-graduacao-da-esmam-iniciam-na-tarde-desta-segunda-feira-18&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados