TJAM | CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA

Selo TJAM

Selo TJAM

Selo Ouro

corregedoria@tjam.jus.br   (92) 2129-6677

Setor de Certidões da Corregedoria de Justiça beneficia 100 pessoas com atendimento itinerante realizado no Conjunto Viver Melhor

Viver Melhor

Servidores da CGJ/AM colaboraram com a atividade “Praça do Consumidor”, que é coordenada pela Comissão do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).


 

Um total de 100 pessoas foram atendidas pelo Setor de Certidões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) na ação itinerante “Praça do Consumidor”, realizada neste mês de novembro no Conjunto Residencial Viver Melhor, localizado na zona Norte de Manaus.

A atividade é um projeto da Comissão do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) que com a colaboração de diversos órgãos públicos oportuniza orientações e serviços diversos para a população da capital e o interior.

Nos meses de outubro e novembro, além de chegar à zona Norte de Manaus, a ação itinerante “Praça do Consumidor” também beneficiou a população do município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus) e moradores do bairro Jorge Teixeira (zona Leste da capital).

Na ação específica levada ao Conjunto Residencial Viver Melhor o Setor de Certidões da Corregedoria de Justiça esteve representado pelos servidores Maria Dioni e João Sobrinho. Na oportunidade, com foco no atendimento a pessoas hipossuficientes, a CGJ/AM oportunizou aos moradores orientações sobre como solicitar a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, de casamento e/ou de óbito.

Serviços

O Setor de Certidões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, a qualquer época do ano, faz a intermediação junto às serventias extrajudiciais do Amazonas (cartórios) buscando assegurar a cidadãos hipossuficientes, a gratuidade de segundas vias de certidões de nascimento, de casamento e de óbito.

Tais requisições podem ser feitas por pessoas hipossuficientes (comprovadamente sem recursos para arcar com os custos da segunda via em um cartório) e/ou por assistentes sociais e por órgãos como conselhos tutelares, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública e outros.

Para solicitar as segundas vias das certidões basta a pessoa ou o órgão interessado fazer download do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram – cujo procedimento pode ser realizado de forma gratuita – e estabelecer contato com o Setor pelo número 98503-0648. Com o pedido formalizado, a CGJ/AM aciona a unidade extrajudicial (cartório) onde a certidão solicitada está registrada e fornece as instruções para o recebimento da segunda via solicitada.

 

Afonso Júnior

Foto: Acervo Setor de Certidões da CGJ/AM

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.