Carregando
Principal Sala de Imprensa 1ª Vara da Comarca de Tefé condena oito homens pela prática de violência doméstica contra mulheres

1ª Vara da Comarca de Tefé condena oito homens pela prática de violência doméstica contra mulheres

Em Tefé, Judiciário Estadual realizou o mutirão "Justiça pela Paz em Casa", entre os dias 3 e 6 deste mês.


Frum_de_Tef_copyCom oito sentenças condenatórias, a 1ª Vara da Comarca de Tefé, que funciona no Fórum Desembargador Fábio Antônio do Couto Valle, concluiu a campanha "Justiça pela Paz em Casa" por meio da qual o Poder Judiciário Estadual mobiliza-se periodicamente em mutirões de audiência para dar maior efetividade à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

No município de Tefé (distante 522 de quilômetros de Manaus), a campanha foi conduzida pelo juiz Luís Cláudio Chaves, titular da 1ª Vara daquela Comarca que informou que um total de 14 audiências foram realizadas no período de 3 a 6 de outubro, das quais oito foram concluídas com sentenças condenatórias, cinco com sentenças absolutórias e em uma foi reconhecida a prescrição da pretensão executória.

Em um dos processos que resultou em sentença condenatória, a vítima denunciou, segundo informações dos autos, que seu companheiro lhe agrediu com um soco na boca por ciúmes de um amigo. Pelo conjunto probatório e as provas trazidas aos autos, no referido caso, o juiz Luís Cláudio Chaves condenou o réu a sete meses de detenção pelo crime de lesão corporal previsto no art. 129 § 9º do Código Penal.

Em outro processo que resultou em sentença condenatória, a vítima denunciou o companheiro por ter lhe desferido socos, comprimido seu pescoço com as mãos, ferindo seu punho (ocasionando hematomas) e, ainda, ameaçando-lhe com palavras. Comprovada a materialidade dos fatos e a autoria destes, o juiz condenou o réu a seis meses de detenção, também pelo crime de lesão corporal de acordo com o art. 129 § 9º do Código Penal.

Segundo o juiz Luís Cláudio Chaves, o mutirão favoreceu a otimização do fluxo processual e buscou corresponder aos anseios dos jurisdicionados. “Há de se destacar o empenho do tribunal em aderir à campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’, em um esforço colaborativo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para punir as situações que comprovadamente atentaram contra a integridade física e psicológica do público feminino”, afirmou o magistrado.

Novas ações

Uma vez concluída a campanha "Justiça pela Paz em Casa", o juiz Luís Cláudio Chaves informou que a 1ª Vara da Comarca de Tefé prepara-se para a Semana do Júri, em novembro. “Somente neste ano, já realizamos 10 tribunais do júri na Comarca de Tefé. Temos a pretensão de realizar, em novembro, mais cinco, zerando os processos com este perfil de demanda”, anunciou o magistrado.

 


Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves/Arquivo TJAM

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9780:1o-vara-da-comarca-de-tefe-condena-oito-homens-pela-pratica-de-violencia-domestica-contra-mulheres&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados