Carregando
Principal Sala de Imprensa Subcomitê de Logística Sustentável realiza atividade no Fórum Henoch Reis

Subcomitê de Logística Sustentável realiza atividade no Fórum Henoch Reis

Equipe conta com parcerias para orientar os servidores sobre ações relacionadas ao meio ambiente.


meio_Ambiente_-_Frum5O Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta segunda-feira (12) uma ação simbólica no Fórum Ministro Henoch Reis, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

De acordo com a diretora de Serviço Social do TJAM e integrante do subcomitê, Fernanda Coelho de Souza, a atividade faz parte do plano de logística sustentável do tribunal.

“Todo dia é dia de a gente pensar nosso consumo consciente, nossas atitudes, nosso comportamento, e estamos com essa atividade para dinamizar um pouco e provocar uma reflexão sobre até onde vai nosso compromisso quando o assunto é meio ambiente. Estudos têm apontado para o agravamento da crise ambiental, hídrica, Meio_Ambiente_-_Frum3sanitária e do clima, e tudo isto diz respeito à gente”, afirma Fernanda.

Várias atividades reunindo parceiros convidados foram realizadas, como a doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, cedidas pelo Instituto Soka Gakkai; aferição de pressão arterial e glicemia, pelo grupo Samel; além de visitas nas salas para expor trabalhos na área ambiental.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade deu orientações sobre a entrega de materiais em Postos de Entrega Voluntária, nos parques do Mindu, Lagoa do Japiim, dos Bilhares e bairro Dom Pedro.

Resíduos

A consultora do subcomitê, Daniela Monteiro, servidora da Secretaria Municipal e Limpeza e Serviços Públicos, participou da atividade e disse que se pretende orientar as pessoas sobre sua responsabilidade quanto ao destino dos resíduos e fazer com que as pessoas separem materiais recicláveis do tribunal para destinar às cooperativas.

Meio_Ambiente_-_Frum2“O trabalho é para sensibilizar as pessoas sobre o que está acontecendo no planeta, não só aqui dentro do Poder Judiciário, mas em toda Manaus, para que se conscientizem de que cada um tem que fazer sua parte”, afirma Daniela.

Remada Ambiental

Outro convidado foi o idealizador do Projeto Remada Ambiental, Jadson Maciel, que coordena a ação de 300 voluntários que uma vez por mês fazem coleta de resíduos a partir da Marina do Davi, na nascente do Gigante, onde deságuam dez igarapés da cidade.

Ele diz que o objetivo é divulgar a ação, realizada há um ano e quatro meses, e “sensibilizar para que as pessoas façam o descarte correto do lixo, pois o lixo que vai parar lá é o que é descartado incorretamente”.

Meio_Ambiente_-_Frum_copyÁrvores frutíferas

Um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonardo da Vinci esteve no fórum para apresentar o projeto Árvores Frutíferas da Região Amazônica (Afra), que desenvolvem na escola.

Coordenado pela professora Iêda Maria Rocha Bernardes, o projeto tem dez anos e consiste no plantio e cuidado de mudas de árvores no espaço da escola, com acompanhamento e pesquisa pelos alunos do 1º ao 9º ano.

“Os alunos se identificam, já faz parte do cotidiano deles”, diz a professora, acrescentando que durante a realização de uma feira interdisciplinar também são produzidas bijuterias com as sementes colhidas, além de experimentos culinários e outros produtos.

meio_Ambiente_-_Frum4A escola fica na Rua da Prosperidade, 83, bairro Dom Pedro, e no próximo dia 22, às 18h, fará uma festa em função do projeto e para angariar fundos para a instituição.

Abrigo Moacyr Alves

Na data também houve exposição e comercialização de roupas de banho e moda praia produzidos em projeto do Abrigo Moacyr Alves, que recebe quatro apenados do regime semiaberto e um do regime fechado.

O objetivo, segundo o assistente social Igor Manolo, é arrecadar fundos para a unidade, que acolhe 50 pessoas (13 crianças e 37 adultos), que vão para lá após decisão do Juizado da Infância e da Juventude Cível.

 

Patricia Ruon Stachon

Fotos: Carlos de Souza

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

 

E-mail Imprimir PDF http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9329:subcomite-de-logistica-sustentavel-realiza-atividade-no-forum-henoch-reis&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados