Carregando
Principal Sala de Imprensa TJAM emite mais de 30 mil certidões de 1º Grau nos oito primeiros meses do ano

TJAM emite mais de 30 mil certidões de 1º Grau nos oito primeiros meses do ano

No 2º Grau, o período eleitoral contribuiu para aumento na expedição de certidões, que integram documentação a ser apresentados à Justiça Eleitoral por candidatos a cargos eletivos.


44271564445_f6226950f5_zA Central de Certidões, Reprografia e Autenticação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alcançou mais de 30 mil documentos expedidos até o último mês de agosto, somente em certidões de 1º Grau. O mês de julho registrou um aumento de 64% em relação a junho. Em agosto, o crescimento foi de 52% em relação ao mês anterior.

A certidão com maior índice de expedição no 1º Grau foi a Criminal, com 12. 658 certidões até o mês de agosto. Em 44271560145_bd92e0b2a3_zseguida, aparece a Certidão Cível, com 9.599 emissões. Além disso, o setor também expede Certidões de Execução Fiscal Estadual e Municipal; Família, Falência e Militância. Com os números até o mês de agosto, a média mensal, ficou em 2.577 certidões emitidas, todas presencialmente.

No 2º Grau, por conta do período eleitoral, o número de certidões também teve um aumento significativo, com as certidões Cíveis e Criminais tendo uma média de 443 emissões nos meses de julho, agosto e setembro. Além das certidões Cíveis e Criminais, no 2º Grau é possível obter certidão de Militância (para advogados), Trânsito em Julgado, Narrativa Objeto e Pé, Efeito Suspensivo e de Depósito Judicial.

As certidões de 1º Grau podem ser obtidas no Fórum Ministro Henoch Reis e também pela Internet. O setor funciona no térreo do Fórum. No 2º grau, as certidões são emitidas presencialmente no térreo do prédio-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, localizado na avenida André Araújo.

O chefe do Setor de Certidões de 2º Grau, Paulo Márcio Silva de Castro, afirma que o setor se modernizou, com um atendimento rápido e humanizado. Segundo ele, os grandes equipamentos de impressão foram trocados por impressoras modernas.

“Tivemos um aumento significativo nas emissões de certidão nos últimos meses. Nosso setor passou por uma adequação com uma nova estrutura. Estamos trabalhando com economia. Reduzimos o serviço reprográfico e trabalhamos muito nesses últimos meses com as certidões para candidatos à eleição e para quem vai prestar concurso. Quanto à reprografia, nosso trabalho agora é somente para as certidões”, explicou Paulo Márcio.

Para o diretor do Setor de Certidões de 1º Grau, Antônio Nascimento Araújo, o aumento no número de emissões de certidões no setor se deu pela eficácia no atendimento e também porque a procura aumentou devido às promoções no âmbito da Polícia Militar do Amazonas, além dos concursos.

“Procuramos atender o cidadão o mais rápido possível. Ele não fica muito tempo na fila. Tivemos um aumento significativo nesses últimos meses por conta das promoções aos policiais, mas, mesmo assim, conseguimos atender com brevidade. Porque quem vem em busca de uma certidão é porque está precisando com urgência”, disse Antônio Araújo.

As certidões emitidas pela Internet não estão computadas. No endereço eletrônico www.tjam.jus.br é possível emitir certidão de 1º e 2º grau. Basta acessar o site e no menu procurar por “Pedido de Certidões” e se cadastrar. Após o procedimento, a certidão já fica disponível para download, podendo o usuário imprimir ou salvar para envio pela Internet.

 

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10959:tjam-emite-mais-de-30-mil-certidoes-de-1o-grau-nos-oito-primeiros-meses-do-ano&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados