Carregando
Principal Sala de Imprensa TJAM encerra primeiro semestre de aulas da capacitação para servidores das Comarcas do interior

TJAM encerra primeiro semestre de aulas da capacitação para servidores das Comarcas do interior

Curso sobre “Uniformização de Procedimento e Atividades Cartorárias” foi ministrado a distância, por meio de parceria com o Centro de Mídias da Seduc.


40867521660_3af547f082_zO Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) encerrou nesta sexta-feira (8), as aulas do primeiro semestre do curso “Uniformização de Procedimento e Atividades Cartorárias”, destinado aos servidores que atuam nas Comarcas do interior do Estado. A capacitação a distância vem sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que disponibilizou a estrutura do Centro de Mídias do órgão para a transmissão das aulas, a partir da capital.

A programação do curso teve início em fevereiro, com aulas duas vezes por mês, ministradas por uma equipe de magistrados e acompanhadas pelos servidores em escolas localizadas nos 62 municípios do interior, sempre nas manhãs de sextas-feiras.

A capacitação abordou  temas como “Otimização dos trabalhos cartorários e atendimento ao público”, “Ações de Família”, “Ações Criminais”, “Juizados Especiais Cíveis”, “Juizados 42627722502_df6fe026de_zEspeciais Criminais”, “Ações Civis” e “Ações de Infância e Juventude”.

De acordo com a diretora da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), Wiulla Inácia Garcia Alves, o projeto foi uma iniciativa inédita que busca facilitar o acesso à informação por parte dos servidores que estão no interior, além de gerar economia aos cofres do Tribunal.

“Tivemos nesse semestre 10 aulas com diferentes temas, distribuídos em várias áreas. Isso gera uma economia significativa para o Tribunal. Não há necessidade de o servidor se deslocar para Manaus para um curso ou de o TJAM enviar alguém para ministrar um curso no interior. Temos uma interação pelo sistema e, quando há dúvida pode ser perguntado ao professor e compartilhado para todos que estão online. Todo conteúdo das aulas fica armazenado num ambiente virtual e pode ser acessado pelos alunos em qualquer horário”, disse Wiulla Garcia.

De acordo com a diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Kátia Regina Menezes Mendes, o Centro de Mídias tem o objetivo de apresentar aulas do ensino fundamental e médio para todo o Estado, porém, podem ser firmados convênios com instituições, como no caso do Tribunal de Justiça do Amazonas.

“Como há toda uma tecnologia podemos ter parcerias para videoconferência para apresentar conteúdo pedagógico de vários órgãos, como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. É uma ferramenta que vem sendo bem usada porque tem uma redução muito grande nos custos com cursos”, disse a diretora.

A última aula do semestre do curso sobre “Uniformização de Procedimento e Atividades Cartorárias”, foi ministrada pela juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e Juventude Cível da Capital. Segundo a magistrada, o Centro de Mídias é uma ferramenta importante que deve ser usado mais vezes para capacitar os servidores do interior do Estado.

“Para mim foi gratificante poder ter esse contato com servidores do interior, pois, mesmo a distância tivemos uma interatividade muito grande. Isso pela quantidade de perguntas feitas e as dúvidas que foram esclarecidas. Então, acho que foi muito salutar. E acho que temos de pensar em trabalhar mais dessa forma com o interior”, disse a magistrada.

Centro de Mídias

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim 2, em prédio anexo à Seduc. O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados no Centro de Mídias, em formato de teleconferência. Atualmente o Centro possui oito estúdios de transmissão.

 

Carlos de Souza

Fotos: William Rezende

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10520:tjam-encerra-primeiro-semestre-de-aulas-da-capacitacao-para-servidores-das-comarcas-do-interior&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados