Principal Sala de Imprensa Juiz Jorsenildo Dourado faz palestra em seminário sobre as Eleições 2018

Juiz Jorsenildo Dourado faz palestra em seminário sobre as Eleições 2018

Magistrado do TJAM abordou as expectativas do eleitorado em relação às novas formas de governar e o perfil de candidato desejado pelo eleitor.


juiz_jorsenildo_palestra_1_copyO juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas Jorsenildo Dourado do Nascimento foi um dos palestrantes do seminário "Eleições 2018 – Aspectos Legais, Sociais e Tendências", promovido nesta segunda-feira (14) pelo Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti) e a Escola do Legislativo Senador José Lindoso, ambos vinculados à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Titular do 3º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus desde de fevereiro, o magistrado acumula uma experiência de mais 10 anos presidindo eleições em Comarcas do interior. Atuou como Presidente da Comissão de Fiscalização do Transporte Coletivo da cidade de Manaus durante o 2º Turno das Eleições Municipais de 2008. Em 2012, foi Coordenador do Grupo de Combate à Boca de Urna e Poluição Ambiental do TRE-AM, durante o 2º Turno das Eleições Municipais em Manaus, tendo sido premiado, por essa atividade, na X Edição do Premio INNOVARE, em 2013. Por esta razão, foi convidado para abrir o ciclo de palestras do evento falando sobre o tema: "O que o eleitor quer".juiz_jorsenildo_palestra_2

Durante sua palestra, Jorsenildo destacou que o voto tem um relevante papel na mudança da realidade do País e que a grande expectativa dos eleitores, em relação aos governantes, é que eles inaugurem uma nova forma de governar, onde o interesse público realmente prevaleça sobre os interesses privados.

"Além das características de honestidade, de probidade, serenidade, o eleitor deseja uma nova forma de governar, onde o interesse público realmente prevaleça sobre os interesses pessoais do governante. Todo os escândalos de corrupção no âmbito da administração pública, com desvios bilionários de recursos públicos, não deixam dúvidas de que os interesses pessoais dos governantes prevaleceram sobre o interesse público, ficando a população a mercê de serviços públicos, quando existentes, extremamente deficitários ", afirmou.

Para o magistrado, apesar do papel crucial que possuem no ajuste desse cenário, “não é o Judiciário, o Ministério Público, a polícia ou as forças armadas que serão capazes de modificar a realidade em que vivemos. Não há solução mágica, salvador da pátria. Somente a Política séria, comprometida exclusivamente em atender aos anseios da população é será capaz de reverter o cenário atual. Esse é o motivo pelo qual o voto consciente assume um relevante papel, a única arma que temos para modificar a situação lamentável em que o país se encontra", disse Jorsenildo.

Programação

A segunda palestra do seminário foi proferida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio Choy, que falou sobre “Financiamento e Prestação de Contas na Campanha Eleitoral”.

Em seguida, o mestre em Ciência Jurídica e especialista em Direito Constitucional, Leland Barroso de Souza, apresentou as “Regras eleitorais e as mudanças para 2018”.

Fechando a sequência, o publicitário Edson Gil Costa, superintendente da agência Oana Publicidade, proferiu palestra sobre o tema: “A influência da internet nas eleições de 2018”.

 

Texto: Terezinha Torres
Foto: Acervo - Aleam

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10457:juiz-jorsenildo-dourado-faz-palestra-em-seminario-sobre-as-eleicoes-2018&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados