Carregando
Principal Sala de Imprensa Capacitação a distância para servidores de Comarcas do interior terá início no próximo dia 2 de fevereiro

Capacitação a distância para servidores de Comarcas do interior terá início no próximo dia 2 de fevereiro

Formação sobre a uniformização de procedimentos e atividades cartorárias será aplicada pelo TJAM em parceria com o Centro de Mídias da Seduc.


Foto-Afonso-JniorO Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) dará início no próximo dia 2 de fevereiro ao curso de capacitação “Uniformização de Procedimentos e Atividades Cartorárias” voltado para servidores que atuam nas Comarcas do interior do Estado. O curso será realizado a distância e acompanhado pelos servidores do Poder Judiciário em seus próprios municípios a partir da utilização da plataforma tecnológica do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a qual o Tribunal firmou recente parceria.

Programado para ocorrer duas vezes por mês, o curso se estenderá até 22 de junho e será realizado em formato de videoconferência, com uma equipe de magistrados ministrando as aulas, ao vivo, em estúdios de vídeo localizados em Manaus, as quais poderão ser acompanhadas pelos servidores, em tempo real e de forma simultânea, em escolas localizadas em todos os municípios do interior do Amazonas. A plataforma tecnológica permite, inclusive, a interação entre os professores e os cursistas.

De acordo com o juiz Roberto Taketomi, que está à frente da capacitação e que já vem conduzindo um trabalho similar voltado para servidores que atuam em unidades judiciais de Manaus, o projeto pretende favorecer a organização cartorial das Comarcas para que otimizem suas atividades visando uma melhor prestação jurisdicional. “Para reforçar os objetivos pretendidos com o curso, estamos trabalhando na confecção de um manual de procedimentos, contendo a contribuição de magistrados do interior e disponibilizado, no decorrer do curso, a todas as Comarcas. Este manual complementará a capacitação e orientará nossas unidades do interior para a uniformização de procedimentos”, informou o juiz.

O projeto também tem a colaboração da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam) que, nos próximos dias, encaminhará às Comarcas a relação das escolas (em cada município) às quais os servidores deverão se dirigir para acompanhar as aulas.

Conforme o cronograma, a aula inaugural do curso ocorrerá no dia 2 de fevereiro, das 9h às 12h e terá a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, do diretor da Eastjam, desembargador João de Jesus de Abdala Simões, de magistrados convidados e do Secretário de Estado de Educação, Lourenço Braga.

A partir de convite realizado pelos coordenadores do curso, uma comissão de magistrados foi formada para atuar nesta primeira edição da capacitação, como ministrantes: os juízes Luciana da Eire Nasser (titular do 2º Juizado Especializado no Combate a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher), Flávio Henrique Albuquerque de Freitas (juiz auxiliar da presidência do TJAM e juiz titular da Comarca de Urucará); Rebeca de Mendonça Lima (coordenadora da Infância e da Juventude/COIJ), além de Diego Martinez Cantoário e Nayara de Lima Antunes (juízes substitutos recém-empossados).

Calendário e conteúdo programático

O curso será realizado em módulos de maneira a contemplar os principais segmento de atuação das unidades judiciais do TJAM no interior.

A aula inaugural, noo dia 2 de fevereiro, abordará a temática “Otimização dos trabalhos cartorários e atendimento ao público; nos dias 16 de fevereiro, 2 e 16 de março, a temática será “Ações de Família”; nos dias 6 e 24 de abril, “Ações Criminais”; no dia 4 de maio, “Juizados Especiais Cíveis; no dia 18 de maio, “Juizados Especiais Criminais”; no dia 8 de junho, “Ações Civis” e no dia 22 de junho, “Ações de Infância e Juventude”. Todas aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 9h às 12h. O curso será concluído como uma palestra para a população do interior, com data ainda a ser confirmada.

Centro de Mídias de Educação

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas, gerenciado pela Seduc, foi inaugurado no ano de 2007 e por meio de plataforma que inclui comunicação via satélite transmite aulas da Educação Básica para mais de 2 mil comunidades rurais do interior. Estas aulas são ministradas de estúdios de televisão instalados em Manaus, em formato de teleconferência e recebidas nas comunidades interioranas em salas de aula equipada com kit tecnológico que inclui Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam, TV LCD 37 polegadas e outros implementos. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

 

Texto e foto: Afonso Júnior

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10133:capacitacao-a-distancia-para-servidores-de-comarcas-do-interior-tera-inicio-no-proximo-dia-2-de-fevereiro&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados