Carregando
Principal Sala de Imprensa Programa Justiça Itinerante oferece atendimento judicial gratuito no Centro de Manaus

Programa Justiça Itinerante oferece atendimento judicial gratuito no Centro de Manaus

Unidade móvel do programa do TJAM encontra-se estacionada na Praça da Polícia, onde ficará até o dia 2 de fevereiro.


39616572881_6f5cac2f12_z_copyO programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou seu ciclo de atividades do ano de 2018 oferecendo atendimento judicial gratuito à população na Praça Heliodoro Balbi (mais conhecida como Praça da Polícia), na avenida José Paranaguá, Centro de Manaus. A unidade móvel do programa permanecerá no local até o dia 2 de fevereiro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Pelo programa, a população pode, gratuitamente, ajuizar, sem advogados, ações no valor de até 20 salários-mínimos na área cível e ações e natureza consensual, abrangendo: cobranças de aluguel, de títulos e de dívidas em geral; pensão alimentícia; reconhecimento voluntário de paternidade; ações envolvendo acidentes de trabalho; guarda entre pais; divórcio amigável, danos materiais e morais; questões envolvendo direito do consumidor, dentre outros.

Conforme a coordenação do programa, embora os prazos processuais estejam suspensos até o próximo dia 21 de janeiro, a equipe está atendendo, em média, 50 pessoas diariamente que em sua maioria solicitam a expedição de 2ª via de documentos – tais como RG e certidão de nascimento e de casamento –, cujos ofícios são remetidos a cartórios para providências e, também, buscando   informações jurídicas diversas.

No período que antecede a retomada dos prazos processuais, a equipe do programa também cuida do trâmite de procedimentos judiciais realizados na última quinzena do ano de 2018 e realizou, nos dois primeiros dias de atendimento na Praça da Heliodoro Balbi, cinco divórcios consensuais.

Calendário

De acordo com o coordenador do programa, juiz Alexandre Henrique Novaes, após o atendimento na Praça Heliodoro Balbi, que se encerra em 2 de fevereiro, a unidade móvel da Justiça Itinerante se deslocará para o bairro Alvorada 2, onde se encontrará de 5 de fevereiro a 2 de março no estacionamento do Pró-Menor Dom Bosco, localizado na rua João Paulo I, s/n°.

Posteriormente, entre os dias 5 e 30 de março, a unidade móvel oferecerá atendimento no estacionamento do Shopping Manaus Via Norte (bairro Monte das Oliveiras). Entre os dias 2 de abril e 4 de maio será a vez do bairro Parque Dez e bairros adjacentes receberem o programa, com seu veículo posicionado ao lado da Delegacia da Mulher (avenida Mário Ypiranga, nº 3395)

No período de 7 de maio a 1º de junho, o ônibus do programa estará na Praça Central do bairro Colônia Antônio Aleixo (rua Getúlio Vargas, s/nº) e no mesmo mês, entre os dias 4 e 29, atenderá no estacionamento do Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro (rua Inocêncio de Araújo, s/nº, bairro Educandos).

O primeiro semestre de 2018 também marcará o primeiro atendimento do programa Justiça Itinerante à população indígena. No período de 26 de fevereiro a 3 de março, em parceria com o programa similar do Tribunal de Justiça de Roraima, a unidade móvel do programa amazonense e seus profissionais estarão no território Waimiri-Atroari (fronteira Amazonas-Roraima).

Atendimento

Nesta quarta-feira (10), dezenas de pessoas procuraram pelo serviço oferecido pelo programa na Praça da Polícia. Dentre elas, Luiz Claudionor, 47.  “Vim em busca de instruções judiciais relacionadas a um acidente de trabalho que sofri há alguns anos”, afirmou ele. Érika da Costa também esteve no local buscando  informações sobre pensão alimentícia, a fim de orientar uma pessoa de sua família. O mesmo tema levou Jeferson Costa a buscar orientação com a equipe do Justiça Itinerante na manhã desta quarta, na ação de atendimento realizado no Centro.

 

 

Afonso Júnior

Foto: William Rezende

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10092:programa-justica-itinerante-oferece-atendimento-judicial-gratuito-no-centro-de-manaus&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados