Carregando
Principal Sala de Imprensa Novos juízes reforçarão o trabalho na VEP, Juizados “Maria da Penha” e JIJI durante estágio na capital

Novos juízes reforçarão o trabalho na VEP, Juizados “Maria da Penha” e JIJI durante estágio na capital

Os 19 juízes empossados pelo TJAM em dezembro/17 e os 23 que serão empossados neste mês de janeiro vão colaborar com Varas e Juizados da capital.


esmam_juizes_1_copyOs 42 novos juízes substitutos de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – sendo os 19 empossados no último mês de dezembro e outros 23 que serão empossados neste mês de janeiro – reforçarão o trabalho judiciário desenvolvido pelos três Juizados ‘Maria da Penha’, pela Vara de Execuções Penais (VEP) e pelo Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), todas elas, unidades judiciais da Comarca de Manaus. Essa atividade faz parte do estágio e capacitação dos novos juízes para exercerem as suas atribuições como magistrados.esmam_juizes_2

A atuação colaborativa com os magistrados titulares das respectivas unidades judiciais inicia nesta primeira quinzena de janeiro, em período que precede à realização do curso de formação inicial para magistrados que será promovido pela Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), do qual, todos eles participarão, conforme prevê normatizações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na última quinta-feira (4), o coordenador de cursos da Esmam, juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, reuniu-se com os magistrados recém-empossados e além de falar um pouco sobre a atuação no Tribunal de Justiça do Amazonas, informou o cromograma de atividades que eles executarão em colaboração com as Varas e Juizados. As informações foram complementadas pela profissional do Núcleo de Acadêmico e Pedagógico da Esmam, Aldene Bentes.

Processos do interior

A reunião entre o juiz Paulo Feitoza e os novos magistrados ocorreu na sala de Assessoramento Virtual do TJAM, localizada no 4º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, situado na avenida Jornalista Umberto Calderaro, bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus.esmam_juizes_3

No Assessoramento Virtual, com a assistência de juízes plantonistas e coordenadores do Sistema de Automação Judicial (SAJ), os juízes recém-empossados estão atuando nos processos em tramitação nas Comarcas do interior do Estado.

Na reunião, o juiz Paulo Feitoza enfatizou a oportunidade que os novos magistrados estão tendo em atuar na análise de processos do interior por meio de plataforma tecnológica. “Ao mesmo tempo em que auxiliam na prestação do atendimento jurisdicional, os novos juízes do TJAM familiarizam-se com as ferramentas dos sistemas SAJ e Projudi (sistemas operacionais utilizados na capital e interior) e acompanham o perfil de demandas das Comarcas onde atuarão futuramente, após o curso de formação inicial para magistrados”, explicou o coordenador de cursos da Esmam.

Para atuar de forma colaborativa com os 3 Juizados ‘Maria da Penha’, Vara de Execução Penal (VEP) e Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), os novos juízes serão divididos em grupos, com alguns deles sendo designados para atuar nos plantões judiciais, que ocorrem diariamente a partir das 14h, no Fórum Ministro Henoch Reis.

 


Texto: Afonso Júnior
Edição: Acyane do Valle
Foto: William Rezende

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

E-mail Imprimir PDF https://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10084:novos-juizes-reforcarao-o-trabalho-na-vep-juizados-maria-da-penha-e-jiji-durante-estagio-na-capital&catid=33:ct-destaque-noticias&Itemid=1331

 


appbtn-app-storebtn-google-play


 

Mais Notícias

Comunicados